Siga-nos no twitter

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ÉTICA MINISTERIAL E PASTORAL







A Origem da palavra ética: vem do grego, ethos, que significa costume, disposição. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
As diversas visões filosóficas da ética podem confundir. Entretanto, o cristão deve basear-se na Palavra de Deus para fazer o que é certo e deixar o que é errado. É a nossa regra de fé e prática. É o código de regra do Cristão, especialmente do pastor ou ministro do evangelho. A ética cristã não depende da situação, dos meios ou dos fins (ler Sl 119.105).
É para isto que quero chamar a atenção dos queridos leitores deste blog para algumas atitudes questionaveis de pastores que procedem em relação as suas igrejas:
Relaxamento de alguns ¨amigos¨ pastores para com sua vida devocional. Em favor do crescimento da igreja,fazem uso de métodos estapafúrdios (não importa o seu fim).
pastores vendo com normalidade o pecado de adultério em suas igrejas.
pastores aceitando no rol de membro de suas igrejas pessoas vivendo maritalmente.( Observar a ultima CGADB de Cuiaba )
Porem pastoreiam conforme a conveniência.
OBSERVACÕES: A palavra de Deus nos ensina a respeito da vocação do obreiro¨Lembra-lhes essas coisa¨...
1. PASTOR E SUA VIDA MINISTERIAL Deve entender o ministério como uma vocação divina 1tm 3:1
Deve considerar a bíblia como regra de fé e pratica 2tm 2:15, Hb 4:12
Deve se aplicar ao estudo e ao ministério da palavra de Deus At 6:4
Deve ser o exemplo para o rebanho 1Tm 4:12, 1Pd 5:2-3, 1Co 4:1-2
Deve ser prudente ao se relacionar com as mulheres 1Tm 5:1-2.
2. O PASTOR E SUA FAMILIA
O sucesso de um pastor esta na convivência mutua com sua mulher 1Tm 3: 2-11
Pastor deve tirar semanalmente seu momento de lazer com a família.
O obreiro deve pensar em dar um conforto melhor para sua família.
Evite levar problema da igreja para sua casa,ame sua esposa.
3. O PASTOR E SUA IGREJA O pastor deve tratar a igreja com toda a estima, sabendo que ela é de cristo, ef 5:23-25.
O pastor deve ser exemplo para todo rebanho.
O pastor deve se imparcial no seu trabalho pastoral 1pd 5:1-3
O Pastor ético não toma decisão sem consultar seu corpo de obreiros, ele não confunde e autoridade com autoritarismo,não usa o púlpito da igreja para desabafar,deve agir com humanidade,lembrando-se que um dia ele foi também ovelha.Não existe super obreiro,o Pastor que é ungido por Deus ele é humano,e não confunde coragem com desabafo, pode ser corajoso sem machucar ou ofender alguém,lembre-se a ovelha não tem garras nem pressas e se deixada só é fácil presa para os ¨lobos¨, e não conseguem correr com rapidez são dependentes do pastor, Deus nos colocou para pastorear com sabedoria,amor e inteligência Jr.3:15.O pastor existe para defender as ovelhas do Senhor!! A ética pastoral proibi o obreiro enriquecer a custa do rebanho, devemos nos acautelar pcom dois pecados que assolam o ministério pastoral A AMBIÇÃO e sede pelo PODER,oremos e vigiemos nos tentemos para a vida mais devotada e voltada a Deus,caro amigo se deseja o ministério grande coisa deseja,mas seja sempre alerta para o crescimento da obra de Deus. EVANGELISTA MAURICIO LIMA É MEMBRO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS MINISTÉRIO DO BELEM DE CAMPINAS/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário