Siga-nos no twitter

domingo, 4 de novembro de 2012

Vaso, o processo da criação.



Jeremias 18:1 a 6
1. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.


INTRODUÇÃO


Os hebreus tinham muitas formas de utilizar o vaso. Além do simples vaso de barro ou de metal, havia a panela para cozer carne (Êx 16.3). Outras vezes trata-se de uma grande bacia, também empregada para lavar (Sl 60.8). Outra palavra traduzida por vaso, era o "cheres", que se usava para cozer qualquer coisa em fogo lento (Ez 4.9). O "dud" era outro utensílio de cozinha. O "saph" (Êx 12.22) era empregado para encerrar o sangue com que eram aspergidas as ombreiras das portas. O "kiyyor" (Êx 30.18) era uma pia de lavar. Mas tanto o kiyyor como o saph era o termo com que se designavam os vasos usados no ritual religioso.

A BUSCA PELA MATÉRIA CERTA

Para tudo há um processo de criação, assim como vemos na criação de um vaso. Há algum tempo vi uma reportagem (Globo Repórter) sobre os coletores de barro nos igarapés, uma busca árdua e muito exaustiva, penetrando mata adentro, Eles são barreiros profissionais e buscam a argila para vender para olarias e ceramistas. A equipe vai até o local onde é feita a extração de argila. Os barreiros retiram uma camada de terra com folhas e tudo e estão em busca do barro mais uniforme, de cor mais clara. Com a pá afiada, eles vão cortando os blocos de barro. Parecem barras gigantes de chocolate. Os artesões exigentes escolhem o barro com cuidado para fazer cerâmica de melhor qualidade. As voadeiras (nome dado ao barco) ficam carregadas com mais de 100 blocos de barro cada uma. Cada bloco vai ser vendido a R$ 1,20. Depois, nos ceramistas, o barro vai virar jarro, vasos, pratos para decoração. Na vida do cristão não difere, fomos buscados dos lugares mais remotos e ermos, não éramos vasos, mas sim barro aguardando ser moldado segundo a imaginação do ceramista.Devemos saber que para nos tornarmos vasos, teremos que passar por outros processos, os quais no diferenciara de vasos de honra e desonra ( Rm 9:21 ) .Em um desses processos o inicio é sempre um tanto dificultoso,( isso não para o Senhor ) amassar o barro para conseguir uma textura macia e moldável, começando de dentro para fora, e com as suas mãos vai dando a forma desejada, (entenda que o oleiro ou o ceramista vai trabalhando com as mão) moldando com o tato, é na verdade uma metáfora; Criador e criatura, o contacto, o toque da mão daquele que nos dará a vida ( Gn 2:7 ).
Descobrimos então, que para Deus começar o processo de criação de um vaso, Êle se utiliza do método que podemos chamar de busca incansável, pela matéria prima. Assim como o barreiro que procura o barro certo para os oleiros, Deus também procura entre os Igarapés da vida, o barro que será no futuro um vaso para um único uso, Deus tem escolhido a cada um de nós indiferente do que éramos, sendo muitos de nós rejeitados pela ¨dita¨ sociedade mas Deus com seu imensurável amor nos resgatou e nos colocou em lugar de honra, mas depois de feito o vaso ainda não esta pronto, existe demais processos.

TEMPERATURA CERTA

Anteriormente, entendemos como é a busca da matéria para que se inicie a confecção do vaso, agora veremos como é o processo de assar o vaso. Ensina-nos a história que os mais antigos habitantes dos Igarapés colocavam os vasos ou vasilhas de barro cru para assar em um pequeno forno, sendo necessário que o aquecimento fosse muito lento até atingir a temperatura de 800° á 1000°, este processo de aquecimento é para que o vaso cozinhe e atinja a etapa que deixara o vaso firme e pronto para o uso destinado. Em nossa vida aplicasse a mesma formula, o aquecimento é logo de inicio, em nossa caminhada cristã, aprendemos que as luta e as provações, nos moldam como vasos mais resistentes, ( Tg 1:12 / I Pd 4:12 / Rm 5:3 e 4 ) nos abrindo os olhos e nos deixando mais sensíveis a sua vontade, e que nos fará ter uma nova visão, de como que ¨seremos¨.
Amado leitor e amigo deste blog, muitas vezes nos deparamos com momentos de extrema dificuldade em nossa caminhada cristã, entre o nosso ministério, e a sociedade e até profissionalmente não somos compreendidos, até mesmo nossos familiares, não entendem o sentimento que nos impulsiona a acreditar no que acreditamos e a confiar em quem confiamos estes momentos nos leva a acreditar que seja o primeiro estagio do aquecimento, os 800°. Já nos segundo estagio os temido 1000° a coisa já começa a ¨esquentar¨, Alem de não sermos compreendidos torna monos não compreendendores dos planos de Deus para nossas vidas, ou seja, corremos o risco de neste estagio tão crucial de nossa vida, de não entender-mos o que o Senhor tem para nós afinal. A provação não é para nos matar, mas sim para nos capacitar e nos reforçar, a quem diga que se poderia usar um vaso cru, mas como o mesmo poderia ser usado? Como poderia comportar algo, vaso cru nem para conter água serve, e sabemos que, ¨quem não vive para servir não serve para viver¨, Há alguns anos eu e minha família passávamos uma luta terrível, e em um de nossos cultos nesta época eu estava trabalhando com libertação,uma pastor amigo meu me viu e percebeu que algo não ia muito bem para o meu lado e pergunto-me:
- Você esta passando luta, não esta? Eu sem relutar respondi:
Sim estou, e ele tornou a me responder:
-Irmão, as lutas, elas vem e logo passam, mas o crente que resiste, e confia no Senhor este sim permanece, e ele continuou; As lutas apenas formam o caráter do obreiro
Naquele momento eu comecei a entender que por mais dificultosas que estivessem as coisas para mim e minha família, era tudo um processo que eu deveria passar, era de extrema necessidade, para a obra que eu teria de realizar para o senhor, hoje eu entendo e agradeço pois tudo que sou e tenho devo ao processo de formação do meu caráter .

CADA VASO NO SEU LUGAR

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; (Os 3: 2) Coisa boa é quando compreendemos os projetos de Deus para nossas vidas. Em nossa vida entendemos que tudo deve estar em seu devido lugar, poderíamos até usar o termo, equilíbrio natural das coisas, e com o vaso não poderia ser diferente, seria até sem sentido colocar um vaso em um local de acesso só para dificultar a passagem de outro, então vamos imaginar uma grande estante a onde há contido vários vasos, pequenos, grandes, vasos largos, estreitos, de todos os tamanhos e medidas, para os diversos e mais variados usos. E a uns Deus pôs na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. (Cor. 12:28). Ninguém fará o que é designado a você (Não como você faria, logicamente não quero trazer nenhuma doutrina de predestinação com esse assunto, que fique bem claro isso) Todos nós temos uma função no grande corpo de cristo, não ache você, que sua função não é necessária, pois todos temos nosso lugar, lembren-se que foi Êle quem nos escolheu, e não ao contrario.Somos todos vasos cada um tem um uso especifico agora cabe a cada vaso a sua dita evolução, se o querido irmão tem a intenção de crescer na cadeia hierárquica, saiba que sempre será ¨aquecido ¨ou seja quanto mais quisermos evoluir mais fortes teremos que ser contra os revés da vida, as lutas viram mas devemos resistir e vence-la

VASO QUEBRADO NÃO TEM VEZ

Há algum tempo fui procurado por uma irmã, que me perguntou um tanto sem graça se Deus, poderia utilizaria um super-bonder espiritual para colar vasos quebrado, foi um tanto difícil conter o riso, mas consegui responder a essa dúvida de nossa irmã , expliquei que para o próprio bem do ¨vaso ¨ era melhor ser refeito novamente pois cabe ao Senhor a reedificação do mesmo, quantas vezes nos perdemos em nosso mundinho e nos esquecemos que devemos prestar contas ao senhor, nos achamos altos e suficientes e nos esquecemos de onde viemos e para onde devemos ir, é necessário que o Senhor sempre nos lembre disto ? Ou as próprias lutas do dia a dia nos lembram deste equilíbrio, aprendemos que para sermos bons nos é necessário nascer de novo, e que sem fé e sem amor não poderemos jamais ver ao senhor, são atitudes contrarias a estas que fazem com que um vaso seja quebrado e refeito novamente,sejamos sem duvida alguma, nova criatura em cristo, vivendo novidade de vida . Vaso quebrado, rachado, com já disse anteriormente, não pode comportar algo, que cristo possa achar graça em mim e em você, que possamos sempre ter este tesouro em vasos de barro, pra que a excelência esteja sempre em Deus e não em nós.
(II Cor. 4:7)

Que o Senhor nos abençoe sempre, até a sua volta.

Elaboração Pr. Mauricio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário